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(foto pra deixar bonitinho :)) |
Tendo em vista a rede de implicações feita na Casa da Glória, começamos a elaborar as primeiras ideias abstratas discutindo sobre as sensações definidas.
Em primeiro lugar, definimos quais sensações queríamos ressaltar e quais queríamos atenuar. Como tal divisão se mantém em um campo muito simplista e binário, nos deparamos com certas questões relativas em meio à discussão.
Da rede de implicações decidimos ressaltar, ampliar aconchego, aproximar, ócio, amplitude, possibilitar, multidão e preservação. Já o que desejávamos atenuar era ócio, isolar, desânimo, inutilizar, repelir, desconexão, desordem, improdutividade, decepcionar, inacessibilidade, restrito, esvaziar e acanhamento.
O caso do ócio, em especial, causou maior conflito entre o grupo pois vimos duas formas de ócio se concretizando no espaço; um ócio de lazer, descanso e repouso e um ócio de procrastinação e improdutividade. Este era uma forma que queríamos diminuir, já aquela era uma das ações que queríamos aumentar.
Embora tenhamos categorizado as sensações, as substâncias e as ações, não era o objetivo principal definir o que a intervenção eliminaria e o que "seria salvo". Pelo contrário, a intenção era saber como cada um dos elementos da rede seria trabalhado futuramente e quais seriam parte do nosso foco.
Ainda nesse trabalho, definimos, sob uma perspectiva geral, nossos objetivos para a intervenção. Um dos ponto discutidos foi uma forma de tornar a sala de estudos mais atrativa aos estudantes , aumentando a visibilidade e o uso da tecnologia. Também queríamos que o espaço fosse mais um local de integração e produtividade, que de fato incentivasse o estudo. Ademais, o espaço deveria, também, ser atrativo aos visitantes do museu, que possuem grande interesse no passadiço.
Ao incrementar os três estabelecimentos humanos e circulação ao debate das ideias abstratas, percebemos a forte presença do caráter circulatório no espaço. O passadiço, que deveria ser o local de passagem para o que vêm em seguida, se torna "protagonista", uma vez que o em seguida não é convidativo, ou sequer interessante. Gostaríamos de mudar tal panorama dando maior visibilidade ao espaço da sala de estudos. Em relação ao lazer, gostaríamos que a intervenção proporcionasse um lazer introspectivo, silencioso e para poucos grupos, para que a sala de estudos não deixe de ser um lugar que possibilite a concentração. No que diz respeito ao trabalho, a intervenção deveria aumentar a produtividade e o uso da tecnologia em prol da melhoria nos estudos e no trabalho.
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