Em virtude dos seminários produzidos, o grupo chegou a uma ideia abstrata final que seria a base para uma futura figuração e concretização.
Decidimos que a intervenção sob o mezanino da Sala de Estudos traria consigo elementos da história da Casa da Glória. Mais especificamente, seria uma intervenção que remeteria à história daquele espaço; uma antiga escola de freiras. Além disso, tal projeto teria como objetivo propor uma interação para os usuários que não se concretiza e pelo local, se tornando um fator repulsivo para os visitantes que percebem a sala como local de passagem, muitas vezes vazio.
Ainda, queríamos que a intervenção resgatasse as ideias construídas na rede de implicações, podendo atrair as pessoas visual e sensorialmente, possibilitando diversos usos, impressões e possibilidades (resgatando os ideias de programática de Flusser).
Para seguir tal caminho, começamos a pensar como o material poderia concretizar a programática. Em primeiro plano, pensamos em peças que montadas pelos usuários levaria a alguma reação. Com o amadurecimento da ideia, decidimos que tal reação seria a reprodução de sons que remetessem ao educandário que havia ali. Esses sons seriam passos e conversas de crianças, músicas religiosas, orações...
Embora as ideias da intervenção estivessem bem encaminhadas, não sabíamos ainda como concretizá-la, seja pelo uso dos materiais, pelos formatos das peças ou pela programação necessária para que as reações acontecessem.
Para seguir tal caminho, começamos a pensar como o material poderia concretizar a programática. Em primeiro plano, pensamos em peças que montadas pelos usuários levaria a alguma reação. Com o amadurecimento da ideia, decidimos que tal reação seria a reprodução de sons que remetessem ao educandário que havia ali. Esses sons seriam passos e conversas de crianças, músicas religiosas, orações...
Embora as ideias da intervenção estivessem bem encaminhadas, não sabíamos ainda como concretizá-la, seja pelo uso dos materiais, pelos formatos das peças ou pela programação necessária para que as reações acontecessem.
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