Pular para o conteúdo principal

Ai Wei wei

Resultado de imagem para ai weiwei ccbbEm abril, o CCBB em Belo Horizonte recebeu as obras do artista chinês Ai Weiwei, originando a exposição Raiz. 
Conhecido pelas ávidas críticas sobre o governo chinês, Ai Weiwei demonstra, em tal exposição, sua forte posição política ao revelar histórias pessoais de ativismo político. Além disso, a exposição é marcada por obras que apresentam a cultura chinesa de um olhar "de perto" e críticas sobre a geopolítica global.


Na primeira sala da exposição, já era possível seu histórico ativista imprimindo marcas sobre sua arte. Em um dos cantos, uma obra se camufla, singelamente, rente à parede branca. "Surveillance Camera" é marcada  pela rigidez, por ora intimidante, uma vez que é feita de uma peça única de mármore monocromático. Essa obra passa a sensação de ser permanente e imutável, como se a câmera estivesse em um estado ininterrupto de vigília. A inspiração dessa peça fora a câmera que o vigiava durante o período em que esteve preso.

Resultado de imagem para AI WEI WEI camera

Outra obra marcante na exposição, desta vez mais pelo caráter físico e, principalmente, pelo tamanho, é o Bote de Refugiados. Uma escultura inflável, essa obra representa um bote cheio de refugiados diversos. Cena recorrente nas fronteiras entre Oriente Médio e Europa, essa obra denuncia, não só a situação degradante que os refugiados passam habitualmente, como a indiferença a problemas sociais como esse.


Resultado de imagem para ai weiwei ccbb

Ademais, exposição é composta por inúmeras outras obras impactantes, que incitam à reflexão da conjuntura sociopolítica (com destaque, obviamente, para o caso chinês, explorando a censura governamental).  Ao não se afirmar ou ativista ou artista, Ai Weiwei demonstra, através da exposição, uma bela transição e junção entre política e arte. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inhotim 2

                                       

Intervenção - versão final do banner

Como demanda final do projeto da intervenção, foi feito um banner para exposição acerca da própria intervenção. Link para banner  

Croquis de "O Abraço" de Alfredo Ceschiatti

Croqui individual Croqui (que era pra ser) coletivo